30 de novembro de 2009

Indy - há 40 anos




E já no fim da década de 60, entrando nos anos 70, a mudança nos carros da Indy são brutais. Motores traseiros, turbinas, carros aerodinamicamente mais trabalhados. Para mim, carros que tiveram muita criatividade e psicopatia de seus criadores.

O primeiro é o Lotus 56 Turbine que Joe Leonard conseguiu a pole position nas 500 milhas em 1968. Mini feita pela SMTS na escala 1:43.
O segundo é o Eagle Sunoco Penske Special, pilotado por ninguém menos que Mark Donohue em 1968. Também feito pela SMTS, na escala 1:43.
Por fim, o lindo STP Brawner Hawk Ford pilotado em 1969 por Mario Andretti, carro vitorioso em algumas provas. Mesmo fabricante e escala que os dois primeiros.

8 comentários:

Unknown disse...

Ótimos post da Indy e carros que protagonizaram infelizmente grandes acidentes.

Luiz Batista disse...

Desculpe minha ignorância mas por que a roda dianteira esquerda do primeiro modelo está amarelo-limão?

Tohmé disse...

Olá Luiz. Era mero detalhe estético.
Grande abraço.

Joel, o turbina se acidentou? Não me lembro.

Jonny'O disse...

Tohmé ,acho que o Brawner Hawk Ford do Andretti que venceu as 500 milhas de Indianapoils em 69 estava com outro motor .

Este da foto se trata de um Ford aspirado ,nas 500 milhas parece que o motor Ford era turbo ,se for isso mesmo ,eles andaram com duas opções de motor durante a temporada.

Mauricio Morais disse...

Tohmé, o segundo carro que tentei montar em minha infância foi justamente um Lotus Turbina da Revell, eu devia ter uns 11 anos(faz muito tempo isso). Minha frustração foi que o monobloco estava empenado e não tive como resolver o problema.

Mas era um carro muito louco.

Pipe disse...

Maneiro os carrinhos, não conheço muito dos carros da Indy de antigamente, mas são bonitos.

Anônimo disse...

O Lotus Turbina era o carro que Mike Spence usava para melhorar seu tempo para o grid da Indy 500 de 1968. Na curva 1, ele não conseguiu evitar uma batida no muro. A roda dianteira direita soltou-se e o atingiu na cabeça. Spence morreu quatro horas depois, praticamente um mês depois da tragédia de Jim Clark, fazendo deste um ano especialmente doloroso para Chapman.
Abç
Caranguejo

Ricardo III disse...

O STP deve ter sido fonte inspiradora do March 701...incrivel semelhança - não obstante o patrocínio ser o mesmo da primeira temporada.