8 de dezembro de 2009

Chifrudos Franceses




Como se vê nas fotos, o fim da década de 60 em Le Mans foi muito criativa. Inclusive com introdução de aerodinâmica aeronáutica nas carangas.

Acima, o Matra 640 Essai Avril que correu em Le Mans em 1969.

O chifrudo abaixo é o Peugeot CD SP66 que correu em Le Mans de 1966/67. O CD no nome do carro é de Charles Deutsch que se associou à Peugeot e contratou o aerodinamicista (será que existe isso?) Choulet, que por sua vez trouxe conceitos aeronáuticos.
Ambas da PROFIL 24, vendidos em forma de kit em resina, na escala 1:24.

Mas vou pedir ao Jonny'O que conte essa história.

10 comentários:

Jonny'O disse...

Sem duvida o trabalho de Charles Deutsch influenciou bastante a aerodinâmica em Le Mans e no final dos anos 60 era visível esta influência no Matra 640 ,Alfa 33 de 68 e Porsche 917 com cauda longa .

Mas Charles Deutsch fez sucesso mesmo com René Bonnet nos pequenos DB Panhard que corriam com motores abaixo de 1200cc e eram sempre muito fortes em La Mans nos anos 50 e 60 e por conta da grande eficiência da aerodinâmica ultrapassavam os 200 km /h com um motor de 750cc e 60 cv.

Depois Deutsch criou a CD e correu Lê Mans com esse protótipo com motor Peugeot que usava o motor do 206 de 1100cc e com um pouco mais de 105cv alcançava os 250km/h mas não terminou Lê Mans ,nem em 66 e 67 .

Quanto ao Matra acima ,a semelhança não é por acaso , o projetista do protótipo Choulet trabalhou com Deutsch no Peugeot CD(como disse o Tohmé) , o problema é que em um teste do carro o piloto Pescarolo sofreu um grave acidente e o projeto foi deixado de lado .

Mas os chifres e a traseira longa se assemelha muito com o Renault Étoile Filante (1954)de Fernand Picard e do genial Albert Lory .

Esta miniatura ainda não pintou por aqui.

Ron Groo disse...

Jonny`O é o cara!

Os carros são bonitos, mas o que mais me chama a atenção são os tons de azul.
Hoje tem tanto carro prata e preto que a gente fica na duvida se ainda existem carros de outras cores. Ou se é coisa só do passado.

Tohmé disse...

Porra Jonny, tá na hora de escrever um livro...

Caíque Pereira. disse...

Tohmé,
O Choulet, depois que o projeto da MATRA 640 foi engavetado e EU quase morri, pelo acidente na Mulsanne, foi para a Porsche e lá ajudou a desenvolver o 917. A MS 640 teve seus restos levados para Romorantin, onde ficava a fábrica da Matrasport e em final dos anos 90, em homenagem ao Choulet, os funcionarios da Equipe rstauraram a Criança que hoje aparece em alguns filmes e foi levada à Goodwood. O carro é uma coisa linda, estranha e feio, tudo ao mesmo tempo agora, ams como é MATRA, pra mim é lindo!

Jonny'O disse...

Fala a verdade Caique ,quando você se espatifou com o 640 a relação entre você e Choulet ficaram abaladas.

De Gennaro Motors disse...

nossa,....que reliquia em amigo!

Caíque Pereira. disse...

Jonny'O,

Fiquei com um grave defeito facial e por isso uso barba até hoja. Antes usava cavanhaque. Some-se ao defeito facial uma certa dificuldade em falar, pois quem me conhece sabe que falo com a boca torta...

Gente, parece brincadeira, mas é verdade. Depois desse acidente o Pescarolo ficou com estas sequelas e não morreu neste acidente por sorte, masi nada.

Mauricio Morais disse...

Né por nada não, mas como é difícil ver um carro francês bonito. De belo na França apenas as mulheres os vinhos e a comida.

Pipe disse...

Curti o Matra belo carro!

Ivan Akamatsu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.